quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Fundo Setorial do Audiovisual e edital para animação

"Hoje temos dois assuntos para Legislação e Políticas Culturais.
O Presidente Lula e o Ministro da Cultura, juntamente com várias outras autoridades ligadas ao setor cultural, lançou no dia 4 deste mês o Fundo Setorial do Audiovisual.
É a primeira medida para a setorização do Fundo Nacional de Cultura. Como já falamos neste quadro, o Fundo foi criado pela Lei Rouanet com verba proveniente de diversas fontes de renda para atuação direta do Estado em Cultura.
Agora o Governo põe em prática a idéia de setorizar a administração do Fundo. O Fundo setorial do Audiovisual foi o primeiro de cinco que serão criados. Os próximos serão: Artes, Livro e Leitura, Patrimônio e Acesso, Cidadania e Diversidade.
Ao que tudo indica, a administração dos recursos ficará mais especializada. Mas a eficácia da setorização só poderá ser medida com o passar do tempo. Ao longo de 2009 já poderemos observar algumas respostas.
Outro tema do quadro de hoje é um edital encabeçado por vários órgãos para produção de curtas em animação. Na primeira etapa serão 18 projetos contemplados com 110 mil reais.
Mas o mais legal está na segunda fase: os curtas produzidos com o incentivo da primeira etapa serão exibidos na Rede Pública de Televisão e será feita pesquisa com telespectadores para avaliar as duas animações com melhor receptividade entre o público.
Os produtores dos dois curtas mais destacados receberão 950 mil para produzirem um série de 12 episódios, que também será exibida na Rede Pública de Televisão.
Pra quem trabalha com Animação, está aí uma boa oportunidade. Para mais informações acesse o site: animatv.cultura.gov.br.
O texto integral deste quadro estará no blog www.trilhasdocinema.com.br.
Um abraço e até a semana que vem com mais um “Legislação e Políticas Culturais”."

Nenhum comentário: