domingo, 5 de outubro de 2008

Fundacine comemora 10 anos de atividades

Quadro "Legislação e Políticas Culturais"

" Fundacine comemora 10 anos de atividades
Há 10 anos foi criada a Fundação Cinema RS, uma entidade privada para atuar na área cinematográfica dentro do Estado.
Para comemorar os dez anos de existência, a Fundacine está realizando uma série de atividades em Porto Alegre. Dentre os eventos, destacam-se exibições de filmes gaúchos, seminários, exposições e o lançamento do “Catálogo do Cinema RS”, previsto para novembro.
Para ver os detalhes da programação, como datas e formas de participação, o ouvinte pode acessar o site http://www.fundacine.org.br/.
Como parte da programação prevista, foi realizado seminário para debate sobre o mercado cinematográfico e oficina durante a programação do SET Universitário, na PUC.
Horácio Grinberg, produtor e roteirista argentino, questionou o fato de que as produções ainda são pensadas somente para a exibição em cinemas, quando há outros meios de distribuição que exigem outros tipos de produtos audiovisuais. Ou ainda, que obras sem sucesso nas salas de Cinema podem ter vida longa se melhor aproveitadas em outros suportes, como a televisão e a internet.
Já Assunção Hernandes, experiente produtora brasileira, rebateu o argumento de que os filmes brasileiros não são atraentes para o público. “Os nossos filmes podem não ser atraentes para a pequena parcela da população brasileira que tem condições de ir ao Cinema. Mas são atraentes para o grande público.” Segundo Assunção, faltam salas nas cidades do interior e preços justos para que o público das classes C, D e E possa freqüentar o Cinema.
Ambos os palestrantes deram entrevistas à equipe do “Trilhas do Cinema”. Ao longo da programação do mês de outubro vamos divulgar as entrevistas aqui no programa e também no site http://www.trilhasdocinema.com.br/. Não perca. Um abraço e até o próximo quadro “Legislação e Políticas Culturais”. "
por Bruno Leites

Nenhum comentário: