quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Legislação e políticas culturais

Programa 12.

" O Ministério da Cultura é responsável pela seleção do filme brasileiro indicado anualmente ao OSCAR. Dentre quase 100 indicações de países, os organizadores escolhem os cinco finalistas que concorrem ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro.
As inscrições para a seleção deste ano encerraram-se no último dia 8. Agora, na próxima terça-feira, dia 16, a comissão decidirá qual é o filme escolhido.
A Comissão é composta por 6 membros ligados ao Cinema. Dentre eles, neste ano, está o gaúcho Giba Assis Brasil, montador, roteirista, diretor e professor de Cinema.
No ano passado, o indicado brasileiro foi “O ano em que meus pais saíram de férias”, do diretor Cao Hambúrguer. Na época houve mal estar no país porque o favorito era o sucesso de bilheteria “Tropa de Elite”. O filme escolhido foi bem cotado na disputa, mas não chegou a estar entre os cinco finalistas. Parou na semifinal, entre os nove primeiro, e dizem que seria o próximo a entrar – o sexto colocado.
Quanto ao “Tropa de Elite”, meses depois, conseguiu reconhecimento internacional ao vencer o Urso de Ouro em Berlim. Até a gravação deste quadro não havia sido divulgada a lista dos concorrentes. Por hora, resta esperar a próxima terça-feira, e ver as polêmicas que a escolha da comissão invariavelmente despertam.
"
por Bruno Leites

Nenhum comentário: