terça-feira, 16 de setembro de 2008

David Lynch


O cultuado Lynch é tema do Trilhas desta quarta-feira!!

David Lynch começou fazendo curtas na década de 1960. Seus primeiros trabalhos foram extremamente experimentais e lhe abriram gradativamente as portas para as grandes produções.

Em 1977, faz seu primeiro longa: "Eraser Head". Segundo o Prof. Michael Kerr, Kubrick disse que foi um dos melhores filmes já feitos!!

Depois disso a carreira variou entre sucessos e fracassos: "Veludo Azul" (1987) ganhou Oscar de melhor filme; "Coração Selvagem" (1990) venceu Cannes; "Duna" (1984) foi fracasso de público e crítica.

No início da década de 1990, Lynch escreveu e dirigiu (alguns episódios) a série "Twin Peaks", seriado de grande sucesso internacional, inclusive no Brasil.

Os últimos filmes de Lynch têm acentuado seu caráter abstrato, apostando no uso de narrativas oníricas e não-lineares. "Cidade dos Sonhos" (2001) foi muito bem recebido pela crítica e pelo público que gosta de Lynch.

"Império dos Sonhos" (2007), que já pode ser encontrado nas melhores locadoras da cidade, radicaliza a experiência - diz-se que é o filme mais "aberto" do diretor. Definitivamente, a presença do espectador em "Império dos Sonhos" é imprescindível pra completar o sentido do filme.

Nenhum comentário: